Para evitar ter doenças de unhas, nada como seguir alguns cuidados sempre que fizer as suas unhas. Já aqui explicamos como pintar as unhas de forma correta, de maneira a não enfraquecê-las. Neste artigo poderá conhecer 5 cuidados que deve ter na hora de fazer as suas unhas.
Cuidado 1
Como já tínhamos referido noutro artigo, o esmalte é um químico, e como tal, se não for utilizado prudentemente, terá efeitos negativos na sua unha. Este tipo de produto químico desgasta a unha, acabando por enfraquecê-la. Por isso, deve ter dois cuidados para proteger a sua unha: durante uma semana por mês, deve deixar as suas unhas ao natural, sem serem pintadas, e quando as pintar, deve aplicar antes uma base protetora.
Cuidado 2
Tirar a cutícula é capaz de não ser uma ideia muito boa. Apesar de ser uma prática comum, retirar a cutícula deixa a sua unha indefesa contra os agentes infecciosos, já que ela é uma barreira natural da unha. Dessa forma, não deve retirar a sua cutícula. Mas para manter a suas unhas lindas, nada como cortá-las corretamente, utilizar uma base e hidratar a lâmina ungueal, e quando à cutícula, em vez de a cortar, deverá empurrá-la gentilmente.
Cuidado 3
Lixar as unhas é uma prática benéfica para as suas unhas, já que deixarão as suas margens bem lisinhas, reduzindo as hipóteses de partirem. Por isso, sempre que fizer as suas unhas, lixe.
Cuidado 4
A onicofagia, também conhecida pela doença de roer as unhas, além de ser um péssimo hábito, é ainda uma doença que pode causar lesões e deformidades nas unhas. Em casos extremos, pode mesmo levar à sua destruição permanente. Além de tudo isto, ao roer as unhas, está a facilitar a entrada de agentes infecciosos, que podem causar doenças de unhas.
Cuidado 5
Quando fizer as suas unhas, utilize um kit de manicure pessoal, para que não haja qualquer hipótese de contaminação de doenças através dos instrumentos de corte, como o alicate de unha ou outros perfurantes.
foto: reprodução - reinaldo marques terra
Sem comentários:
Enviar um comentário