Quando a borda da unha cresce de forma errada e entra na pele do dedo, vai ocorrer vermelhidão e inchaço à volta da unha, o que causa bastante dor nessa área. A este problema chama-se unha encravada, ou então, onicocriptose. As causas para este problema podem ser vários. Contudo, há duas causas que provocam a grande maioria dos casos de unha encravada, nomeadamente unhas mal cortadas e sapatos com tamanhos inadequados.
foto de Istockphoto |
Unha encravada por corte incorreto da unha
Quando corta a unha muito curta, ou então, em vez de cortar a borda reta, deixa-a arredondada, há a tendência da unha começar a virar, e a crescer na direção da pele. Isto irá provocar os sintomas de unha encravada. Normalmente, este corte incorreto é devido a fraca visão ou ao facto da unha ser muito grossa e difícil de cortar.
Unha encravada por tamanho inadequado do sapato
Se tiver um sapato demasiado largo ou apertado para o seu pé, é natural que ao andar faça uma pressão maior no dedo grande. Ora, quem caminha muito, tem muitas chances de ter unha encravada no dedo maior. Então se você costuma correr, nem é preciso o sapato estar muito apertado, bastando que esteja apenas ligeiramente apertado para causar a unha encravada.
Como tratar a unha encravada
Na maioria dos casos, é possível tratar a unha encravada em casa. De seguida detalhamos o tratamento que pode fazer, de maneira a resolver esse problema.
1 – Coloque o pé de molho em água morna, três a quatro vezes por dia. Durante o resto do dia, mantenha sempre o dedo afetado bem seco.
2 – Faça uma massagem suave na área afetada.
3 – Coloque um antissético no local.
4 – Se for possível, ande com sandálias até ter o problema resolvido.
5 – Cortar a unha encravada corretamente.
Para cortar a unha, deve seguir os seguintes passos:
- Colocar o pé de molho em água morna durante alguns minutos, de forma a amolecer a unha.
- Com um cortador de unhas bem afiado e limpo, corte a unha reta, sem a deixar muito curta ou arredondada nos cantos.
Se este tratamento não funcionar, deve então consultar um especialista médico podólogo (pés) ou dermatologista (pele). Neste caso pode ser necessário prescrição de antibióticos, se a pele estiver muito infetada, e a remoção da unha, para que nova unha possa crescer.
Se você é diabético, tem má circulação sanguínea ou tem lesões nervosas no pé ou na perna, então não deve realizar qualquer tratamento em casa, mas sim acompanhada por um médico especialista.
Sem comentários:
Enviar um comentário