Para quem sofre de unhas quebradiças, ter unhas fortes e bonitas é quase um sonho. Mas o que é isso de unhas quebradiças? Neste artigo vamos explicar o que são unhas quebradiças, as suas causas, e ainda, como tratar esta doença de unhas.
As unhas quebradiças são unhas muito frágeis, que facilmente ficam fracas e lascadas. São caracterizadas pela separação das camadas da lâmina ungueal, que provoca o lascar da unha. Com o avançar da idade, a hidratação natural da lâmina ungueal, bem como o fluxo de óleos nesta área, começam a ser menores. Isto tem como consequência a diminuição da força e da flexibilidade da lâmina ungueal, que facilita o enfraquecimento da unha.
Causas das unhas quebradiças
As causas para esta doença de unhas são várias, desde exposição em excesso a químicos, até uma alimentação deficitária. De seguida, pode conhecer os vários produtos ou situações que podem causar as unhas quebradiças.
- Alimentação deficitária
A falta de ferro, cálcio, zinco e vitamina A na dieta diária, tem como consequência a má nutrição das unhas.
- Detergentes
Grande parte dos detergentes tem uma composição que favorece a desidratação das unhas, tornando-as mais finas e quebradiças.
- Acetona
Este produto é muito agressivo para a unha, e o seu uso descuidado causa o se enfraquecimento.
- Verniz
A aplicação de muitos esmaltes e vernizes na unha sem ter o primário, pode enfraquecer a lâmina ungueal.
- Doenças e infeções
Há várias doenças (renais e hepáticas) e infeções (fúngicas e bacterianas) que têm como consequência o enfraquecimento da unha.
Tratamento das unhas quebradiças
O tratamento das unhas quebradiças consiste basicamente em dois pontos. Em primeiro lugar, tratar a causa. Ao tratar aquilo que causava a unha quebradiça, estas voltam a ficar fortes novamente. Segundo, ter uma alimentação promotora do fortalecimento da unha.
Assim, relativamente às causas atrás referidas, deve fazer o seguinte:
- Tenha maiores cuidados com a sua hidratação. Além de ter efeitos muitos positivos na saúde das unhas, tem também muitos benefícios para o resto do organismo.
- Se a sua alimentação é deficitária nos nutrientes mencionados, deve reforçar a sua dieta diária com alimentos ricos em vitaminas e sais minerais.
- Se usa muita acetona, substitua por um removedor de verniz (menos agressivo).
- Use luvas quando estiver a lavar a loiça. Dessa forma, protege as unhas da humidade em excesso e dos químicos dos detergentes.
- Hidrate constantemente as suas unhas.
- Lime as suas unhas para precaver que elas lasquem.
-não remova as cutículas, já que elas protegem contra infeções.
- Sempre que pintar as unhas, aplique primeiro uma base. Utilize bases hidratantes e com propriedades fortalecedoras. Saiba mais sobre como pintar as unhas corretamente.
foto retirada de www.tudosobremodaebeleza.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário