A micose da unha, tambem chamada por onicomicose, é uma doença infeciosa causada por fungos, que provoca alterações na cor e na estrutura da unha. Sendo uma doença causada por uma infeção, o seu tratamento irá consistir em produtos adequados ao combate aos fungos.
Sintomas da micose de unha
- unha deformada;
- colocaração amarela ou esbranquiçada da unha;
- hipertrofia da unha (aumento da sua grossura).
Como diagnosticar a micose de unha
Após a observação direta da unha, se o médico dermatologista suspeitar da existência desta doença de unhas, então ele irá confirmar a micose através da análise de uma amostra da unha. Esta análise irá mostrar se existe realmente uma infeção, e se sim, qual o fungo que a originou. Isto é particularmente importante já que a determinação do fungo ajuda o seu médico dermatologista a estabelecer um plano de tratamento mais eficaz.
Qual o tratamento para a micose de unha
Sendo a micose uma doença de unhas causada pela infeção de um fungo, então o tratamento terá de atacar a origem do problema. Sendo assim, o tratamento para a micose de unha irá geralmente consistir na toma de medicamentos anti-fúngicos, complementada pela aplicação de esmaltes apropriados na unha, também com propriedades anti-fúngicas. Este tratamento é longo, podendo a cura demorar aproximadamente 6 meses nas unha das mãos, e quase um ano nas unhas dos pés. Isto acontece devido ao facto de se conseguir apenas eliminar completamente o fungo quando a unha atingir um determinado crescimento. Como as unhas demoram muito tempo a crescer, a cura também acaba por ser demorada.
Cuidados a ter durante o tratamento para a micose de unha
Tendo em conta que existe uma infeção fúngica nas suas unhas, deverá ter o cuidado de não passar essa infeção para outras partes do corpo ou para outras pessoas. Assim, até estar curado não deverá roer as unhas (não o deve fazer nunca, mas especialmente quando elas estão infetadas), e não deve partilhar objetos de manicura com outras pessoas.
fotos: dicafatal.com
fotos: dicafatal.com
Sem comentários:
Enviar um comentário