A paroníquia, ou panarício, é uma doença de unha que é causada por uma infeção da pele que rodeia a borda da unha. Esta infeção é geralmente causada devido a uma lesão ou ferida nessa pele, muitas vezes originada a partir de uma ação inadequada e de efeito traumático na manicure. Tendo em conta que uma infeção na pele tem como efeito o inchaço dessa área, e como essa pele está num local onde o espaço para se expandir é muito limitado, esta doença de unha acaba por tornar-se bastante dolorosa.
Causas da paroníquia
Como referimos em cima, a paroníquia tem origem em ações que levem à infeção cutânea e ao inchaço da pele que rodeia a borda da unha. Assim, como causas para a paroníquia temos:
- Trauma na pele, causada pela manicure (quando “tira um bife”);
- Períodos frequentes e prolongados de imersão das mãos em água;
- Ingestão de diversos medicamentos (anticorpos monoclonais anti EGFR, indinavur ou lamivudina).
Na paroníquia, ao contrário de outras doenças de unhas infecciosas, a infeção pode ser provocada por diferentes microrganismos. Assim, tanto pode ser um infeção bacteriana, viral ou fúngica. Contudo, o organismo que mais comummente causa este problema é a Candida Albicanz.
Sintomas da paroníquia
- Inchaço das pregas;
- Ardor;
- Vermelhidão;
- Dor;
- Pus (menos frequente, mas pode ocorrer).
Como tratar a paroníquia
Tendo em conta que a paroníquia é uma doença de foro infeccioso, logo, a parte mais importante do seu tratamento estará ligado ao combate a essa infeção. Contudo, também terá de existir uma parte do tratamento dedicado ao alívio dos seus sintomas. Assim, o tratamento desta doença de unha será feito com um creme cutâneo adequado à natureza da infeção. Por exemplo, se o agente infeccioso for um fungo, então o creme terá de ser antifúngico. Além disso, em casa pode ainda fazer banhos em água morna, que vão ter como efeito aumentar a circulação sanguínea nas mãos, e dessa forma, aumentar o combate aos agentes infecciosos.
Em casos mais graves e avançados, em que se formam abcessos com pus, poderá ser necessário uma drenagem dessa bolsa de pus. Para isso, o médico terá de fazer uma pequena incisão na bolsa, de forma a extrair todo o seu conteúdo. É importante escolher um médico devidamente qualificado para esse trabalho, já que uma drenagem mal feita pode ter como resultado a necessidade de fazer antibioticoterapia, para impedir a infeção de se espalhar para outros locais do corpo.
Sem comentários:
Enviar um comentário