sábado, 30 de novembro de 2013

Doenças de unhas


As doenças de unhas são um problema comum, mas que quando aparece, é bastante chato. As unhas, especialmente as das mãos, são partes do corpo normalmente usados no embelezamento da mulher, e como tal, uma doença nessas unhas terão um efeito bastante inestético. Contudo, o principal foco será mesmo a questão da saúde, pois apesar de serem geralmente doenças apenas localizadas nas unhas, são ainda assim um problema de saúde que tem de ser resolvido.

Tipos de doenças de unhas: alterações inflamatórias e não inflamatórias
retirado de mundodasaude.com

As doenças de unhas podem ter diversas causas, entre as quais infeções ou alterações no crescimento das unhas. As alterações provocadas nas unhas podem dividir-se em alterações inflamatórias e não inflamatórias.


Alterações inflamatórias

Estas alterações ocorrem quando existe uma infeção na pele à volta da unha. Esta infeção pode ser provocada por um corte na pele, causado por uma irritação crónica (exposição excessiva a detergente), um traumatismo (que pode ser provocado pela manicura). Quando o tecido em redor da unha é infetado, pode afetar a zona macia que a rodeia, ou então, a própria unha. Neste tipo de doenças de unhas existe assim um processo inflamatório, que tem como consequência a produção de pus, dor e atrofia da unha.

Exemplos de doenças de unhas causadas por uma infeção:

Onicomicose
Leuconíquia
Panarício
Paroníquia
Pseudomonas



Alterações não inflamatórias

Nestas doenças de unhas, a causa está relacionado com problemas de crescimento da unha, não havendo um processo inflamatório, próprio das infeções. Estes problemas de crescimento podem causar atrofia das unhas (diminuição do seu tamanho), ou hipertrofia das unhas (aumento do seu tamanho).

 - Atrofia das unhas
Estas podem ser originadas por um defeito na queratina que constitui a unha, tornando-a mais fraca e propensa a cortes e feridas.

- Hipertrofia das unhas
Nestes casos, a unha pode crescer duas a três vezes o seu volume normal, e ter ainda veios mais escuros, provocadas por um deficiente abastecimento sanguíneo na raiz da unha.

Exemplos de doenças de unhas causadas por problemas de crescimento da unha:

Onychatrophia
Pterígio
Onicocriptoses ou unhas encravadas
Psoríase das unhas
Unhas quebradiças
Onicólise
Onicogrifose ou “unhas em garra”
Leuconíquia
Leuconíquia total
Estrias



As unhas podem ser ainda local de manifestações de outras doenças do organismo. Assim, é normal em certas doenças, haver sintomas e sinais que se revelam nas unhas. Para saber que sinais deve estar atento nas suas unhas, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin